Como comprar um computador usado?

Comprar um Computador Barato pode parecer uma tarefa difícil, pois a redução do custo pode fazer você adquirir uma máquina que simplesmente não atenda sua necessidade, seja ela para trabalho, estudo ou diversão sem conhecimento e instrução de como o fazer pode ser um problema e algumas das consequências são

Comprar um Computador Barato pode parecer uma tarefa difícil, pois a redução do custo pode fazer você adquirir uma máquina que simplesmente não atenda sua necessidade, seja ela para trabalho, estudo ou diversão sem conhecimento e instrução de como o fazer pode ser um problema e algumas das consequências são: Baixo desempenho para o que precisa produção falha, gasto excessivo com recursos que nunca irá utilizar gastos desnecessários ao invés de economia, etc. Após a leitura desse texto estará apto a mensurar qual o melhor custo benefício para o seu caso em particular ou de seu projeto em uma empresa, apesar de cenários diferentes o princípio é o mesmo, então se atente as informações dessa matéria e economize adquirindo um computador barato e que execute com perfeição sua função.
Exemplo prático de escolha de ferramenta.

Vamos pensar no seguinte cenário, você precisa pendurar um quadro na parede, para isso precisa reunir as ferramentas necessárias, ideal seria uma simples fita dupla face que suportasse o peso do quadro, mas pode optar em um prego pequeno, martelo, concorda que não faria sentido utilizar uma furadeira com broca de 10 mm buchas e chave de fenda para prender um simples quadro? Assim também se deve imaginar o computador ou notebook independente se está procura economia com um equipamento mais barato de reuso ou com menos recursos, imagine esse equipamento como uma ferramenta necessária para alguma tarefa ou função, o primeiro passo é saber quais programas “softwares” vai precisar para executar essas tarefas quantos desses programas serão executados simultaneamente, qual a demanda de trabalho e se esse computador irá armazenar muita informação.
A partir disso você já tem base o suficiente para escolher o que melhor te atenderá em ralação custo benefício, o intuito desse texto é te ajudar a escolher um computador barato bom o suficiente para a sua função. Sabendo exatamente a tarefa ou função e os programas (Softwares) que serão utilizados é hora de pensar nos componentes, abaixo iremos detalhar a função de cada um dos principais componentes que compõem um computador ou notebook.

Processador
Imagine ele como o cérebro de seu computador, ele será responsável pelo desempenho e execução de operações. Encontramos no mercado duas principais fabricantes, AMD e Intel e várias series e famílias, as mais comuns e atuais são a série “i” da Intel por exemplo i3, i5 e i7 mas também temos a serie Dual Core e Core2Duo um pouco mais antigas, e as séries Athlon e Phenon da fabricante AMD. Para identificar qual melhor te atende faça o exercício anterior e pense na sua necessidade em adquirir essa ferramenta. Processadores Dual Core, Core 2 Duo, ou AMD Athlon seriam ideais para uso comum de internet, textos e-mail e planilhas. Processadores i3, i5, i7 ou AMD Phenom seriam ideais para games, softwares de projetos como Photoshop, AutoCad edição de vídeos e programas mais pesados. A capacidade de processamento é medida em Gigahertz (Ghz) ou seja, quanto mais Ghz mais rápido o processador (cérebro) irá processar informações e comandos.

Memória RAM
Essa é responsável pela quantidade de programas simultâneos rodando sem que interfira no desempenho do computador, a cada nova execução de programa ele reserva um espaço dessa memória que é zerada toda vez que desligamos ou reiniciamos o computador, então quanto mais programas abertos utilizarmos em nossa rotina de trabalho mais memória precisaremos. Com os sistemas operacionais atuais o mínimo para uso seria de 2GB em casos de uso somente para internet e edição de textos e planilhas com baixo fluxo de trabalho. Se no seu caso utiliza várias abas de navegador, e outros programas simultaneamente o ideal seria de 3 a 4 GB. E se você trabalha com programas mais pesados como os de edição de vídeo e fotografia, arquitetura e jogos o ideal é utilizar de 8 a 16 GB. A capacidade das memorias são medidas por Gigabytes (GB) quanto mais GB´s você tiver instalado mais programas poderá rodar simultaneamente.

HD
Esse é responsável pelo armazenamento de arquivos e programas no computador ele grava de maneira definitiva as informações, arquivos, fotos, músicas, etc. assim como nos celulares temos os cartões SD´s nos computadores os responsáveis por armazenar são os HD´s diferente da memória RAM mesmo que reiniciando ou desligando o computador as informações permanecem salvas. PCs com Hd´s entre 160 e 250 GB são ideais para guardar textos, planilhas, um número não muito grande de vídeos e imagens. PCs com HD´s entre 320 e 500 GB são ideias para salvar uma quantidade relativamente grande de imagens vídeos, músicas e jogos. Já os computadores com 1 TB são mais para uso profissional como em servidores (centralizador de arquivos) Produtoras de sites, fotógrafos. Temos também a nova linha de HD´s SSD que armazenam e melhoram o desempenho do computador uma vez que o acesso às informações é muito mais rápido por se tratar de um disco solido e não mais discos físicos como nos HD´s antigos.

Sistema Operacional
Esse é o principal programa (software) em seu computador, ele é executado assim que ligamos a máquina e é responsável por hospedar os demais aplicativos que serão instados para a execução de suas tarefas. Os principais são:
Windows da Microsoft: O mais utilizado atualmente, plataforma fechada de licenciamento pago.
Mac OS: Sistema exclusivo dos dispositivos da Apple não funcionam em computadores comuns.
Linux: Sistema em crescimento de plataforma aberta e gratuita semelhante ao Windows.
Agora você entende para que serve cada componente e os detalhes a serem considerados na hora de comprar seu computador barato considerando que está investindo somente no que realmente precisa e irá utilizar no computador, claro que se a necessidade for para projetos 3D ou jogos pesados dificilmente conseguirá um computador ou notebook barato mas com certeza já consegue economizar em algum componente que julgue desnecessário a melhor capacidade.
Caso isso ainda não esteja claro para você procure um amigo técnico ou uma empresa idônea que com certeza eles saberão te instruir qual melhor equipamento para o seu caso, nós da BS SALES temos um especialista em vendas técnicas caso tenha alguma dúvida ele terá o prazer de te atender o e-mail dele é contato@bssales.com.br ou pode entrar em contato através de nosso número de telefone também.
Agradecemos seu interesse e boas compras!